MAPLE BEAR GLOBAL SCHOOLS The best of Canadian education for a global future.

Happens at Maple Bear

Maple Bear Goiânia reabre as portas para alunos da Educação Infantil

A Escola Canadense Maple Bear Goiânia reabriu as unidades de ensino para receber os alunos da Educação Infantil no dia 03 de novembro. O retorno das aulas presenciais foi realizado de acordo com as últimas orientações das autoridades locais em Educação e Saúde. Entre as principais mudanças preparadas para o novo momento estão o percentual de estudantes que podem participar das aulas ministradas no espaço físico da escola e a observância de procedimentos de biossegurança.

Para acolher as crianças de forma segura, a instituição de ensino precisou adaptar a estrutura física, mas também a dinâmica da rotina escolar como um todo. Com a retomada das aulas presenciais, o número de alunos de cada agrupamento foi reduzido, as crianças passaram a utilizar máscaras para proteção facial (a partir de 2 anos), há escalonamento de horários de início, intervalo e encerramento das atividades pedagógicas, bem como aferição de temperatura de toda a comunidade escolar e disponibilização de solução alcóolica a 70% em pontos onde há circulação de pessoas. Além disso, as famílias passaram a se despedir das crianças na entrada das unidades.

Ao longo dos últimos meses a Maple Bear Goiânia também realizou alterações no espaço físico para que as salas de aula fossem ampliadas, oferecendo maior possibilidade de distanciamento entre os alunos e ventilação do ambiente interno. Os centros de aprendizagem, uma das principais características da Metodologia Canadense, também passaram por mudanças. Se antes cinco ou seis crianças se agrupavam em torno de uma mesa para momentos de interação e realização de atividades do programa, agora são permitidos apenas trios por mesa e há divisórias para que não haja contato direto. No caso do Intermediate Kindergarten (estudantes com 5 anos), as mesas foram distanciadas e enfileiradas. Todos os prédios também contam com cartazes informativos que explicam a forma correta de utilizar a máscara, de higienizar as mãos e orientações similares.

“Esse retorno é uma grande oportunidade para a retomada da interação social na escola, para que o desenvolvimento socioafetivo das crianças seja estimulado de forma mais efetiva e para que elas possam fortalecer sua esperança e motivação com a experiência escolar, além de fortalecer seus vínculos afetivos com colegas e professores”, explica Mônica Siqueira, diretora da Maple Bear em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. “É importante lembrar que esse retorno é opcional a cada família e que, para o conforto de todos, as aulas remotas por meio da plataforma Maple Bear Online seguem mantidas”, complementa. 

Experiência da rede Maple Bear Global 

Um dos elementos que favoreceram a preparação da Maple Bear Goiânia para o retorno das aulas presenciais foi o compartilhamento de experiências dentro da rede Maple Bear (Brasil e Global). O fato da rede bilíngue ter presença em mais de 20 países ofereceu à escola a oportunidade de se preparar com antecedência, uma vez que em meados de março e abril já havia unidade Maple Bear reabrindo as portas e apresentando protocolos de biossegurança em diferentes regiões do mundo. Essa interação fez com que a Maple Bear Goiânia pudesse ter tempo hábil de desenvolver procedimentos efetivos, materiais informativos para toda a comunidade escolar e ainda adequasse toda a estrutura física para acolher os alunos durante esse retorno.

Fonte: Comunicação Maple Bear Goiânia 

Deixe um comentário

Related news

Maple Bear Goiânia inicia período de matrícula e rematrícula com novidades para 2021

A Escola Canadense Maple Bear Goiânia deu início ao período de matrícula e rematrícula para o próximo ano. A principal novidade é a mudança na forma de garantir a vagas das crianças: todas as etapas são feitas exclusivamente por meio de um sistema online. A adaptação desse processo é uma das medidas de biossegurança que…

read more
Alunos da Maple Bear Goiânia desenvolvem games em 72h durante hackathon educacional

A Escola Canadense Maple Bear Goiânia promoveu o primeiro hackathon educacional 100% remoto de Goiás entre os dias 18 e 20 de novembro. A maratona de programação foi realizada em parceria com Foreducation Edtech, empresa parceria Google. O objetivo foi estimular alunos do Ensino Fundamental II a propor soluções para problemas complexos por meio do…

read more
Maple Bear Goiânia reabre as portas para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I

A Escola Canadense Maple Bear Goiânia reabriu as unidades de ensino para receber os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I na primeira quinzena de novembro de forma gradativa. O retorno das aulas presenciais foi realizado de acordo com as orientações das autoridades locais em Educação e Saúde. Entre as principais mudanças preparadas…

read more

Informações e dúvidas frequentes